sexta-feira, 31 de julho de 2015

Liturgia, introdução à vivência litúrgica - doc

Liturgia, introdução à vivência litúrgica


Olá! Gostaria de convidar você para fazer uma caminhada comigo. Vamos conversar sobre a Sagrada Liturgia, e mais ainda, sobre sua vivência.
Nem sempre temos tempo para ler grandes textos disponibilizados na Internet. Por isso, resolvi escrever brevíssimos artigos. Conversaremos sobre a experiência do Mistério Pascal de Cristo na Liturgia.
Antes de iniciarmos, reze comigo a oração sobre as oferendas do segundo domingo comum:

“Concedei-nos, ó Deus, a graça de participar constantemente da eucaristia, pois, todas as vezes que celebramos este sacrifício, torna-se presente a nossa redenção. Por Cristo, nosso Senhor. Amém”
Como este é um artigo inicial, gostaria de tocar num assunto que penso ser essencial no que diz respeito ao aprofundamento da vivência da Sagrada Liturgia. Quando desperta o interesse por conhecer mais a Liturgia, as primeiras perguntas referem-se quase que exclusivamente a “como” é que se faz. Assim as perguntas são parecidas com: “isso é certo ou errado?”, “este gesto faz-se desta ou daquela forma?”, “tal coisa é litúrgica?”, “a cruz fica virada pro povo ou para o padre?”, “em tal hora faz-se a vênia ou genuflexão”; e por aí vai.
Este tipo de pergunta diz respeito apenas a como é que se faz algo na liturgia. Restringe-se ao que é superficial, aparente. Tais perguntas podem ser respondidas, em sua quase totalidade quando respondemos a outras perguntas tais como: “o que”, “quem”, “quando”...
Se queremos seguir um caminho que nos faça conhecedores da Sagrada Liturgia, a primeira questão não é como fazer, não é se isso é litúrgico ou não. A primeira coisa a se perguntar é “o que” é isso que se faz na liturgia. Qual o significado e o sentido da liturgia e do que se faz numa ação litúrgica.
A resposta geral para essa pergunta poderia ser: ‘a liturgia é a memória do Mistério Pascal de Cristo’. E essa resposta se desdobra em cada ação litúrgica, cada gesto, símbolo e sinal. Tudo na liturgia mostra o Sacrifício Pascal de Cristo e pode ser explicado por ele.
A primeira preocupação não deve ser se isso é certo ou errado na liturgia. O mais importante é experimentar e participar da celebração da memória do Mistério Pascal. Proponho a você um exercício de observação, nas próximas ações litúrgicas em que você for participar, procure perceber o que é celebrado, procure perceber o sentido e o significado de tudo o que é feito.

Uma segunda pergunta seria quem faz isso ou aquilo na liturgia. A partir dela é que vamos desenvolver o próximo artigo. Vamos partir das significado das palavras que juntas formaram a palavra Liturgia: ação e povo. Liturgia é Ato, Ação. Convido você a seguir caminho comigo, vamos subir ao cume e beber da fonte da vida cristã que é a Liturgia como diz o Concílio Vaticano II:

"A Liturgia é simultaneamente o cume para o qual se encaminha a acção da Igreja e a fonte de onde dimana toda a sua energia." SC 10


Nenhum comentário:

Postar um comentário